Estamos Vivos

Estamos vivosé um longa-metragem inteiramente filmado em um único plano-sequência de aproximadamente 84 minutos de duração. O espectador vive a experiência de presenciar um momento extremo na vida de uma família, mediado pelo olhar de uma criança autista que observa o mundo com a sua câmera. Sem cortes ou montagem. No fluxo continuo em que vivemos. Não se trata, porém de um mero virtuosismo estético. A escolha pelo plano-sequência propõe uma experiência de intimidade ao processo de recepção das imagens que se vê na tela. Estamos Vivos é a estreia de Filipe Codeço na direção de filmes em longa-metragem.

SINOPSE

Depois de anos afastado de casa, Miguel se reencontra com seus irmãos por conta da morte do patriarca da família. Ele está acompanhado de sua esposa Cris e de seu filho Rafa, uma criança autista de 8 anos de idade. O encontro de Miguel com os seus irmãos trará a tona traumas antigos. Vemos o filme pelo olhar de Rafa, que registra a ação com sua câmera. A criança é capaz de registrar detalhes que passam despercebidos pelos adultos.

Direção: Filipe Codeço

Roteiro: Álvaro Chaer

Elenco: Álvaro Chaer, Isabel Chavarri, Jefferson Almeida, Letícia Cannavale, Maksin Oliveira, Patrícia Niedermeier

Produção Executiva: Cavi Borges

Direção de Produção: Filipe Codeço

Co-Produção: Álvaro Chaer e Pedro Struchiner

Produção Local: Carolina Mendes

Produção Técnica: Daniel Couto

Fotografia e Câmera: Filipe Codeço

Edição de Som e Mixagem: Bernardo Uzeda

Som Direto: Ricardo Alonso e Bruno Maluf

Direção de Arte: Danielle Oliveira

Trilha Sonora Original: Igor Codeço

Assistência de Direção: Pedro Struchiner

Uma produção Cavídeo, Impulso Hub e Roda Produtiva

Em co-produção com Canal Brasil e Link Digital

 

Patrocinaram esse filme: Magali  Barbosa, Rosa Antônia Chaer Resende, Dayse Codeço, Tarik Nassaralla, Tiago Fernandes, Paula Figueiredo, Pedro Florim, Galdino Chaer, Laura Chaer, Adriana Fattini, Brenda Jaci, Fellipe Couto, Paula Calaes, Telma Moura, Paulo Barbosa Alves.

Agradecimentos especiais: Angelica Joppert e Carlos Alberto Joppert.

Agradecimentos: Felipe Bachur, Maria Da Guia, João Atala, Lello Octavio, Bernardo Botagogo, Angélica de Mattos, Ricardo Bento, Vinícius Nascimento, 

 

Um filme dirigido por FILIPE CODEÇO escrito por ÁLVARO CHAER uma co-produção CAVÍDEO, IMPULSO HUB e RODA PRODUTIVA elenco ÁLVARO CHAER, ISABEL CHAVARRI, JEFFERSON ALMEIDA, LETÍCIA CANNAVALE, MAKSIN OLIVEIRA e PATRÍCIA NIEDERMEIER participação especial SILVANO MONTEIRO  produção executiva CAVI BORGES produção ÁLVARO CHAER e FILIPE CODEÇO som RICARDO ALONSO fotografia e câmera FILIPE CODEÇO direção de arte DANIELLE OLIVEIRA produção local CAROLINA MENDES produção técnica DANIEL COUTO assistência de direção PEDRO STRUCHINER assistente de som BRUNO MALUF

"ESTAMOS VIVOS é um filme ímpar.

Todo em plano sequência, em câmera subjetiva, situado quase inteiramente em uma casa. Esse ponto de vista subjetivo da câmera é o ponto de vista de uma câmera manuseada por uma criança em silêncio. Isso afeta a decupagem, ao mesmo tempo do filme e do personagem, fundidos em um mesmo olhar. A câmera é a única forma de mediação da criança com o mundo. Já o mundo, mundo da família de seu pai, a quem pai, mãe e criança com a câmera estão a visitar, é um inferno. Tem algo de Festen/Festa de Família, de Tomas Vinterberg, mas com menos estardalhaço. O espaço familiar está, desde o início, em constante conflito. O passado afeta o presente. E o presente, provavelmente, afetará o futuro. O cinema é, como a criança do filme, uma mediação com o mundo. Por meio da câmera e da montagem, dos atores em cena nos diálogos e gestos, atravessamos espaços de convivência. Talvez se consiga resolver ou não se resolver os problemas nessa mediação de um modo mais controlado que as coisas da vida. No cinema, as coisas acontecem do modo que devem acontecer para o filme. Mesmo quando não são bons acontecimentos. Já na vida....".

Cléber Eduardo - Crítico e Curador da Mostra de Cinema de Tiradentes

.....Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Donec id elit non mi porta gravida at eget metus. Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit.